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Dormir ? Pra que?

Postado dia 29/04/2010 às 17:51 horas, por Administrador.

AFINAL DORMIR SERVE PARA QUÊ?

Os seres vivos, desde o menor inseto até a maior baleia dormem. As crianças e adultos precisam do sono como algo vital. O sono nos mantém saudáveis, alegres, e com a nossa capacidade de realizarmos o melhor possível. O sono ajuda o nosso corpo e o nosso cérebro a se desenvolver. Nosso cérebro precisa de sono para lembrar e consolidar o que aprendeu, prestar atenção e se concentrar, para ter rapidez para resolver problemas e pensar sobre novas idéias. E o nosso corpo precisa do sono para que os ossos cresçam, os músculos e pele se refaçam das injúrias, para estar em equilíbrio com uma pressão e apetite saudável, para combater as doenças.

DURANTE O SONO O QUE OCORRE COM O CÉREBRO?

O cérebro não para de funcionar durante o sono, mas ele funciona de modo diferente. Observando-se uma pessoa dormindo tem-se a idéia de que o sono representa um estado único.  O sono era considerado assim, pois não havia método capaz de avaliar o que ocorria internamente com a pessoa dormindo. Com o advento da polissonografia, um exame que é realizado ao longo de uma noite inteira (com registros simultâneos de parâmetros respiratórios, eletroencefalográficos, musculares e cardíacos) reconhece-se hoje que o sono não é um estado homogêneo e que há quatro estágios de s ono distintos que incluem: estágios 1 e 2 (sono superficial), estágios 3 e o sono REM (sono profundo).

QUAIS OS DISTÙRBIOS DO SONO MAIS FREQUENTES?

 Desde a década de 90 foram catalogados mais de 84 distúrbios do sono. Dentre as crianças algumas manifestações comuns como sonambulismo, terror noturno e pesadelo e orientações aos pais podem ser muito esclarecedoras. Já entre os adultos a apnéia do sono e a insônia, são considerados os distúrbios mais comuns.
Dentre algumas dicas para dormir melhor seguem os dez mandamentos da Associação Brasileira de Sono para que se tenha uma boa noite:

10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

1. Horário regular para dormir e despertar.

2. Ir para a cama somente na hora dormir. 

3. Ambiente saudável. 

4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir. 

5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica. 

6. Não exagerar em café, chá e refrigerante. 

7. Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir. 

8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado. 

9. Não levar problemas para a cama. 

10. Atividades repousantes e relaxantes após o jantar. 


 Links interessantes para o sono no Brasil:
http://www.sono.org.br/

http://www.sbsono.com.br/
e no mundo:
http://www.thoracic.org/
http://www.aasmnet.org/

 

Dra Letícia Viana Sales

Mestra em Neurologia Clínica FMRP-USP

Doutora em Psicobiologia/Medicina do Sono-EPM-UNIFESP

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