Raja Yoga - Suddha Dharma Mandalam - Ashrama Subramaniananda - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Raja Yoga - Fatos

PALESTRA GERENTE DE CIDADE

Postado dia 03/08/2009 às 21:23 horas, por Administrador.

Projeto DASA

 

 

Gerente de Cidade

PALESTRA

 

 

INTRODUÇÃO

 

Surgiu nos Estados Unidos em 1908 e no Canadá em 1913, mas é uma novidade na administração pública brasileira. Algumas cidades do País, como Porto Feliz, S. J. do Rio Preto, Cubatão e Campinas, adotaram o modelo em 1998, tornando as administrações mais eficientes e modernas.

 

 

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

 

O gerente é o responsável pelo cotidiano da prefeitura, e o Prefeito fica liberado para exercer sua função política, atrair investimentos para a cidade e manter contato com a população.

 

 

O QUE É GERENTE DE CIDADE OU “CITY MANAGER”?

 

Figura indispensável na administração pública voltada para a Qualidade Total. Cargo subordinado ao Prefeito (EUA), sem vínculos partidários e permanece no cargo quando é eleito um novo Prefeito. Quanto aos aspectos políticos e eleitorais, não se envolve, garantindo a continuidade das obras, programas sociais, projetos de desenvolvimento, etc. É o Catalisador dos desejos da população, portanto, mais um instrumento de participação popular na administração pública. É o planejador de cidades, cargo que deve ser preenchido por um profissional sem qualquer espécie de vínculo partidário.

 

 

COMO DEVE SER ESCOLHIDO O CITY MANAGER?

 

Pelo conhecimento e capacidade de trabalho, sem levar em conta o enfoque político. Se for competente, criativo e eficaz deve permanecer no cargo independentemente da troca de prefeitos e inclusive para o benefício dos mesmos.

 

 

CIDADES BEM SUCEDIDAS NO BRASIL

 

Curitiba (Jaime Lerner), Praia Grande (Alberto Mourão), Pelotas (Irajá Rodrigues), São José do Rio Preto, Leme, Jaboticabal, dentre outras.

 

 

 Nilson Rogério Baroni

 

 

 

 

 

Veja outros Fatos


Suddha Dharma Mandalam - Ashrama Subramaniananda - Ribeirão Preto /SP Brasil