Raja Yoga - Suddha Dharma Mandalam - Ashrama Subramaniananda - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Raja Yoga - Projeto Dasa

Centro de Des-Envolvimento Humano da Suddha Dharma Mandalam

A Suddha Dharma Mandalam é fundamentalmente uma escola de auto-realização, iniciática, que estrutura seus ensinamentos a partir de proposta dividida em duas principais bases: Sankya (análise), que envolve Conhecimento, Vontade e Ação (as três primeiras leis) e Yoga (síntese) palavra também sânscrita que significa literalmente União, é o fecho ou vivência, experimentação através da meditação. Aquilo que foi inicialmente conhecido teoricamente, desejado e buscado deve levar a atitudes. Essa é a maneira como essa escola propõe que se aprenda a viver levando à vida plena, integral.

No templo da Suddha Dharma há reuniões semanais, públicas ou para membros e cursos que visam passar esse conhecimento do elementar ao aprofundado e são oferecidas reuniões meditativas propiciando a sustentação das bases propostas viabilizando as condições externas para que, frequentando, encontre condições para começar a desenvolver essa vida integral como proposta.

No Centro de Des-Envolvimento a proposta é outra, mas fundamentada no mesmo princípio da Suddha Dharma. O que se propõe aqui é que se desenvolva uma maneira de exercitar essa vivência na estrutura externa, profissional, no mundo.

Percebe-se nos membros dessa Organização (Mandalam) a vontade, o desejo no exercício no mundo, como profissionais, nos vínculos familiares e também como seres humanos a necessidade de se exercitarem nesses princípios básicos da Suddha Dharma, buscando funcioanr cada vez melhor aqui fora como é realmente a proposta Suddha. Silenciamos em nossa meditação, para nos alimentarmos internamente: encontrarmos a paz, o equilíbrio, serenidade, sabedoria, fortaleza interna em Deus em nós mesmos para que ao sairmos, para o convívio com a realidade humana, fora, possamos dar o melhor de nós apoiados nessa vivência meditativa que nos nutre e desenvolve uma mais plena e atenta percepção da vida.

O Projeto D A S A tem essa proposta - estimular e desenvolver essa disposição de servir, que é a primeira e principal categoria de discípulo, que deve embasar seu inicial crescimento e desenvolvimento, ensinando a trazer para a superfície a natural disposição generosa, como essências divinas que todos somos, exercitadas a partir da plena atenção que a meditação dve promover em nós.

Projeto D A S A: D-espertando A-ptidões S-ervindo com A-mor.

Des-Envolvimento: Des-apegados do que doamos e E-nvolvimento pleno e atento ao que estaremos ali cumprindo.

Explorando, Des-envolvendo, Exercitando o melhor de cada um de nós.

*** Esse projeto deve necessariamente funcionar fora do Templo da Suddha Dharma para que não se perca a essência ou confunda o que é a escola de auto-realização, sua principal característica, com qualquer outra atividade.



Proposta para funcionamento do Projeto D A S A

Duas são as bases desse projeto: passar conhecimento e prestar serviço em sistema similar ao de clínica civil.

A transmissão de informação se dará através de palestras, pequenas aulas dos mais variados assuntos que os Dasas (servidores) dessa Organização, atuantes nas mais diversas áreas de conhecimento em seus compromissos profissionais ou de vida pessoal, disponibilizem-se a passar, por entenderem a utilidade e contribuição, e, por isso, desejam dividir, distribuir para os demais. Essas palestras já estão sendo recebidas e serão aceitas ou não, pela comissão composta por três antigos membros da Diretoria da Organização que também são dedicados Dasas que já cumpriram dois anos de formação para dirigirem práticas coletivas espirituais da Suddha Dharma e que, portanto, conhecem muito da teoria, como vêm vivendo e experienciando ao longo dos anos o método Suddha de auto-realização para, junto à Gnana Dhatha responsável, serem o critério dos projetos ali apresentados para que tenham o embasamento fundamentado na proposta da Escola Iniciática que é a Suddha Dharma. Essas palestras serão sempre gratuitas.

A segunda base do projeto está apoiada em consultas individuais ou aulas para pequenos grupos se assim a palestra se desdobrar, ou houver solicitação dos assistentes. Nessas consultas, atendimento individual, será cobrado um valor pequeno e simbólico. O palestrante dará a aula, assim como o número de consultas que disponibilizar para o Projeto DASA para a Organização para que o Centro de Des Envolvimento Humano possa se auto-sustentar.

A proposta inicial é para que, a partir de final de janeiro em diante, comecemos a viabilizar, quinzenalmente, às quintas-feiras à noite, sempre algum tema a ser exposto que daí em diante poderá gerar essas outras atividades que serão a prestação de serviço, iniciada com a base primeira da proposta em que o Dasa já informou, ensinou algo que mostrou conhecer e que poderá ser melhor transmitido e aproveitado numa orientação pessoal em que a consulta ou aula posterior oferecerá, e essa sim, terá um valor para a manutenção desse espaço que desejamos se transforme em um centro de informações, cultura, atividades diversas em que nos inserimos num contexto social, apoiados no contexto espiritual que escolhemos vivenciar individualmente e que nos aciona a dividi-lo dessa forma, além do espiritual, traduzida para nossa convivência aqui, humana, como irmãos de humanidade, em espírito ou essência, mas também como cidadãos em nosso convívio material, físico.

*** Estaremos também convidando pessoas, que, não sendo membros consagrados na Organização Suddha Dharma, além de se disponibilizarem, têm valiosos conhecimentos e poderão contribuir para a verdadeira natureza do projeto que tem essa perspectiva universalista de entregar conhecimento para propiciar o desenvolvimento do ser humano levando-o à plenitude como seres integrais, apoiando inicialmente na primeira base sólida (Gnana ou conhecimento) que deve estimular a vontade (Bhakti ou desejo) conduzindo a atitudes mais próximas do correto (Karma ou ação) que seguramente contribuirão para um mundo melhor.

Explorando, Des-Envolvendo*, Exercitando o melhor em cada um de nós. *
Des-apegados do que doamos e servimos e Envolvimento pleno atento ao que ali fazemos.
Quer obter mais informações sobre o projeto? Preencha este formulário!
Nome: E-mail:
Suddha Dharma Mandalam - Ashrama Subramaniananda - Ribeirão Preto /SP Brasil