Raja Yoga - Suddha Dharma Mandalam - Ashrama Subramaniananda - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Raja Yoga - Os Chacras

Os chacras - Centros de poder

Os chacras ( rodas ) são "campos de força", inerentes à alma humana, receptores e emissores das energias do ser. Todas as escrituras religiosas fazem menção desses centros, às vezes de forma velada e simbólica. Na Bíblia, por exemplo, encontramos no Apocalipse (1:20), a citação das "sete igrejas", que corresponde ao número dos principais chacras do ser humano; também, na famosa obra de Santa Teresa D'Ávila (As Moradas ), a autora nos fala dos chacras em forma de "aposentos", Os três primeiros chacras, a partir do cóccix, estão diretamente ligados aos nossos instintos animais, de auto-proteção, procriação e preservação da vida, o que é também comum aos seres irracionais.

Todos os Mestres da humanidade, todavia, transmitiram para as criaturas humanas, o ensinamento básico que consiste em despertar, 'em primeiro lugar", o quarto chacra ( Anahata em sânscrito ), também conhecido como 'reino de Deus". JESUS, o Cristo, baseou quase toda sua doutrina nessa verdade sublime e eterna, quando afirmava "que o reino de Deus não se encontra aqui ou acolá, mas dentro de vós" ( apontando para o centro do peito ). E dizia ainda: "quando orares, entra em teu quarto ( coração ), fecha as portas e janelas ( sentidos humanos ) e, em segredo, adora o Pai". Poderia haver uma instrução mais direta, clara e perfeita do que esta, que nos orienta para a meditação na Chama do Espírito, dentro de nossos corações ? Infelizmente, "essas chaves do reino", com o passar dos séculos, não foram mais divulgadas em seu sentido esotérico e continuam ignoradas e esquecidas pelas nossas tradições teológicas ( salvo raras exceções ).

A verdadeira condição humana somente será alcançada quando contatarmos conscientemente com o chacra do coração ( o santuário onde habita nosso Espírito ), através da prática contínua da meditação silenciosa, conforme subsídios abundantes que encontramos também nas imagens dos Grandes Mestres, dos santos e sábios, mostrando os "corações luminosos" no centro do peito. Os Iniciados, em todas as épocas e religiões, que penetraram na "quarta igreja", estabeleceram a união com o Divino e receberam as benesses da sabedoria, do amor e da alegria, tornando-se instrumentos do Poder Espiritual.

Damos, a seguir, a localização dos chacras em nossos corpos sutis: 1) MULADHARA - Chacra básico, situado na base da espinha; 2 ) SYADHISTANA Chacra situado na região do baço. Energisa a circulação sanguínea; 3 ) MANIPURAKA - Situado no plexo solar ou umbigo. Sede das emoções, instintos e desejos humanos; 4 ) ANAHATA - Centro do peito, santuário do Espírito. A plenitude da condição humana, o amor espiritual, consiste em contatar de forma consciente , com este centro; 5) VISHUDI - localizado na região da garganta, centro da comunicação humana; 6 ) AJNA - Situado entre as sobrancelhas, no frontal; a meditação neste centro estimula a glândula pineal, "o terceiro olho ou o olho do espírito", conduzindo o discípulo à visão espiritual; 7 ) SAHASHARA - O chacra supremo, superior, no alto a cabeça. Centro de comunhão com o Divino. Plenitude espiritual, estado de iluminação.
Suddha Dharma Mandalam - Ashrama Subramaniananda - Ribeirão Preto /SP Brasil